domingo, 24 de janeiro de 2010

Voltar Ao Brasil?

Uma pergunta que escuto frequentemente é "Você quer voltar ao Brasil?".

Bem, como diz uma das músicas de Maria Rita "...coisa que gosto é poder partir sem ter planos, melhor ainda é poder voltar quando quero".

Basicamente é essa a minha resposta. Gostaria de voltar para o Brasil sim... QUANDO é uma outra pergunta que prefiro sempre responder em aberto, ou seja, volto se tiver vontade, se aparecer uma oportunidade legal ou se ficar de saco cheio de morar em outro país. Simples não? Mas é bem simples mesmo. Não ficaria fora se estivesse desesperada para voltar e pode ter certeza de que se um dia ficar assim, eu volto correndo!

Como diz a minha mãe: "se estiver ruim aí, pegas as malas e vem embora porque vocês não são largados no mundo"! rs Adoro escutar isso, me traz segurança e paz de espírito. Pra que levar tudo tão a sério? A vida é muito mais do que isso.

Qualquer pessoa que já morou no exterior sabe que não há lugar como o nosso lar. Por mais que haja coisas que a gente não goste na nossa pátria, a cultura de lá faz parte da gente. E morando fora, por mais integrado que você esteja, vai ser sempre considerado estrangeiro pelo simples fato de você ser realmente estrangeiro!!

Pode até ser que eu nuca mais volte para o Brasil, pois nunca digo nunca, mas prefiro ver a vida no exterior como uma coisa passageira, assim eu procuro sempre aproveitar ao máximo tudo que cada país tem a oferecer, pois eu penso que um dia essa vida vai acabar...

Seu eu voltar para o Brasil um dia (espero que sim!), tenho certeza que a próxima pergunta que escutarei frequentemente será: "Você sente saudades de morar no exterior? E a minha resposta será, com certeza: "SIM, MUITAS!!!".

Vantagens e desvantagens de viver em determinado lugar, existem em qualquer país do mundo, o segredo está em aproveitar o que é bom de cada lugar e não ficar se lamentando pelas coisas ruins.

Agora se estiver horrível onde você está, pique a mula e vá ser feliz em outro lugar!

Simples assim!

"Segue o teu destino...
Rega as tuas plantas;
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias"
Fernando Pessoa

4 comentários:

  1. Eh... voltar para o Brasil, acho que eu nunca me conformei com pessoas que depois de desfrutarem de um país 'desenvolvido economica/culturalmente' quisesse novamente morar no Brasil. Entendo as saudades, entendo tudo.. mas hoje, depois de morar poucos meses por aí afora, eu sei que senti saudades, eu sei que fui excluída, eu sei que não entrei de cabeça na cultura parisiense... mas ainda assim, é algo que está nos meus planos.. não vou poder contar com a compania de uma das minhas melhores amigas e de seu maridão... mas será sim, o sonho, a vivência e curtirei, todos os minutos.. os de saudade, os de felicidade, os de tristeza... e sempre entenderei o que se passa no seu coraçãozão Fefita!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, recebi um email da Sandroca dizendo que você está de mudança para a Austrália. Será um prazer conhecê-la e desejar-lhe boas vindas a esta terrinha. Se tiver qualquer dúvida ou precisar de alguma coisa daqui, me avise. Para onde que você vem? Sydney? Eu moro em Sydney e minha experiência aqui é maravilhosa. Espero que este país lhe proporcione as mesmas alegrias que a mim. Beijocas. Meu email efl11b@hotmail.com.

    Quanto voltar ao Brasil, tenho a mesma opinião, é mais uma questão de quando. Hehehe, nossas mães falam a mesma língua. Toda vez que tenho minhas crises de saudades, ela me diz o mesmo. Tão bom ouvir isto.

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas, enquanto nao volto para o BR, vou vivendo a vida de acordo com Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar, vida leva eu!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, desculpa, to lendo tudinho... hehe! Adoro ver experiencias de outras pessoas!
    Bom, voce falou e disse neste post e ainda terminando com Fernando Pessoa... Muito bom!

    ResponderExcluir