sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Onde Está A Diferença Entre Países Ricos e Pobres

Recebi um email bem interessante que me fez refletir a respeito desse tema...

Muita gente acha que a diferença entre os ricos e os pobres está na idade de cada país, mas isso não se justifica e pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2.000 anos e ainda são muito pobres.

Tampouco, a diferença entre países pobres e ricos está nos recursos naturais disponíveis, pois o Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial.

A raça, a cor da pele tampouco são importantes: imigrantes qualificados como preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.

Onde está, então, a diferença?

A diferença é a atitude das pessoas, moldada no decorrer dos anos pela educação e pela cultura. Ao analisar a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constata-se que a grande maioria segue os seguintes princípios de vida:

1. A ética, como princípio básico
2. A integridade
3. A responsabilidade
4. O respeito às leis
5. O respeito pelos direitos dos demais cidadãos
6. O amor pelo trabalho
7. O esforço para economizar e investir
8. O desejo de superar
9. A pontualidade

Por isso digo e repito, o investimento em educação deve estar sempre em primeiro lugar. No Canadá, na Alemanha, países onde já pude vivenciar de perto a vida em sociedade, a educação, não só na escola, mas dentro de casa, passada de geração para geração, faz toda a diferença, e os princípios acima mencionados, estão todos presentes. Acredito que na Austrália, meu próximo destino, também não deva ser diferente.

Nesses países raramente se vê a cobiça em tirar VANTAGEM sobre tudo e todos. Raramente se vê que quando algo está ruim, alguém diz: “DEIXA COMO ESTÁ”. Há sempre atitude e a memória está sempre viva.

A falta de princípios é a raiz da miséria!!

"Os pensamentos geram atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos geram um estilo de vida.
Estilo de vida é o reflexo do caráter.
O caráter de um povo é o reflexo daquilo que ele pensa.
E seus representantes no governo, por isto, não pensam diferente."

Ainda sonho com um Brasil melhor e pretendo um dia voltar para fazer parte dessa mudança...

2 comentários:

  1. Para mim, depois de começar a estudar um pouco de espiritismo, uma verdade se tornou clara, ela está aí escancarada neste e-mail aonde se enumerou as atitudes dos países 'ricos' .... não acho que é só dos países 'ricos'... mas a grande diferença está na evolução moral das pessoas.. independente desta evolução estar ligada ou não a uma forma de religião... as regras básicas do que é correto todos sabemos, todos temos acesso, todos aprendemos... mas a evolução moral das pessoas fazem com que elas saibam fazer parte da sociedade de uma maneira honesta e empreendedora... este e-mail é inspirador... e talvez por várias razões eu queira sair do Brasil e ir para um lugar aonde eu me sinta respeitada pelo que eu faço e consiga conviver com as pessoas de uma maneira mais pacífica!
    Infelizmente as pessoas no Brasil tem muito o que evoluir sim, e ficar aqui por muito tempo, faz com que mesmo quem tem sempre uma boa atitude se transformar um pouco em alguém não muito legal.... C'est la vie!!! E só nós podemos mudar isso, se temos oportunidade, devemos sim tentar a vida num lugar aonde nos adaptemos melhor!

    ResponderExcluir
  2. Quando estive em Sydney conheci algumas brasileiras no vôo... e elas falavam sobre como é bom viver na Austrália, pois todos são respeitados, recebem um salário legal, vivem dignamente... e em Sydney eu pude, em poucos dias perceber isso.. acho que o melhor das viagens é observar os hábitos, é conhecer pessoas nativas e aprender com elas... Sydney é encantador, o céu fica cor-de-rosa no final da tarde... acho que por ser cercado pelas águas oceânicas, a beleza fica mais evidente, a organização estrutural do país nos faz ver que a idade do país não diz mesmo se ele vai ser rico ou pobre, a expansão da Austrália deveu-se a colonização inglesa, e por um bom tempo foi uma colônia penal.. e vejamos só o que é a Austrália hoje.. ou seja.. evolução moral... correção com educação moral... trazer para a nossa convivência pessoas que erraram, mas que foram reeducadas... da maneira correta.... Eh amiga, acho que dali talvez você não volte, pois a alegria dos australianos lembra em muito a dos brasileiros!!!

    ResponderExcluir