sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aprender Uma Língua Estrangeira - Parte 2

Voltando a falar sobre o aprendizado de outras línguas, hoje vou falar uma pouco sobre o alemão...

A língua alemã é a língua com o maior número de falantes na União Europeia. Para se ter uma ideia, ela é falada na Alemanha, na Áustria, em parte da Suíça, em Luxemburgo, na região italiana do Tirol, etc...

Um mito muito divulgado é de que o inglês é parecido com o alemão. Esqueça isso! O inglês tem pouca coisa a ver com o alemão, com exceção de umas poucas palavras, que são escritas de maneira parecida.

Por exemplo, o verbo beber,, que é "drink" em inglês, é "trinken" em alemão. Ou então a palavra casa, "house" em inglês, é "Haus" em alemão.

A gramática é completamente diferente e bem mais complicada que o inglês. O alemão tem três artigos, ou seja, o feminino ("die"), o masculino ("der") e o neutro ("das"). Há algumas regras para tentar identificar o uso de cada um, mas há também muuuitas exceções. Para o alemão "a mesa" é na verdade "o mesa" ("der Tisch"), então não adianta querer comparar os artigos que usamos nos nossos substantivos em português, pois não vai funcionar. O negócio é ter memória de elefante para memorizar cada um!!

O verbo pode vir tanto no início da frase, no meio ou no fim, dependendo do que você quiser dizer.

A declinação de adjetivos, muito amada pelos alemães, é consequentemente, odiada pelos estrangeiros. Veja o porquê:

Singular:
Nominativo -- Mein guter Freund, meu bom amigo.
Genitivo -- Meines guten Freundes, do meu bom amigo.
Dativo -- Meinem guten Freund, para meu bom amigo.
Acusativo -- Meinen guten Freund, meu bom amigo.

PLURAL
Nominativo -- Meine guten Freunde, meus bons amigos.
Genitivo -- Meiner guten Freunde, dos meus bons amigos.
Dativo -- Meinen guten Freunden, para meus bons amigos.
Acusativo -- Meine guten Freunde, meus bons amigos.

Lindo, não? rs

Todos os substantivos em alemão tem que começar com letra maiúscula. E há doze maneiras diferentes de formar plural em alemão. Elas são formadas por afixos no fim da palavra. São: -e; -¨e; -n; -¨n; -en; -¨en; -er; -¨er; -nen, etc, etc, etc...

Enfim, o alemão é uma língua difícil para brasileiros aprenderem, mas não é impossível. Muitas pessoas me perguntam quanto tempo demora para aprender alemão. Tudo depende da própria pessoa e das circunstâncias externas. Mas morando na Alemanha e fazendo cursos de 20 horas semanais, posso dizer que dois anos é um prazo médio razoável para o aprendizado. Não que você vá ficar fluente, mas terá um bom nível e poderá escrever, falar e ler bem.

Parece muito tempo, mas aprendi que alemão não é só técnica e estudo, mas também vivência. O nosso cérebro precisa se acostumar com a língua, e isso leva tempo. Quando cheguei na Alemanha, pensei que seis meses de muito estudo seriam suficientes. Ledo engano!

Costumo brincar com meus amigos que alemão não é uma língua que se aprende por prazer, mas sim, por obrigação! Porém, vale a pena falar uma língua que é considerada complicada, pois é sempre um ponto positivo no currículo, onde quer que você esteja.

Viel Glück beim Lernen!! Boa sorte no aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário