quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Encarando o dia a dia no exterior

Posso dizer que não me arrependo de um dia sequer em que fiquei fora do Brasil... Claro que passei por dificuldades, já chorei e até me descabelei em várias situações. Já tive também vitórias e derrotas inesquecíveis e já tive muitas dúvidas sobre a minha estadia nesses países. Saudades então, infinitas. Porém, não fosse por tudo isso, hoje eu não seria quem eu me tornei, pois acreditem, essa experiência muda qualquer um, para melhor ou para pior, dependendo da postura com que a pessoa decide encarar cada situação.

Se você se decidir por encarar e usufruir dessa experiência um dia, sinta-se privilegiado por poder vivenciar cada diferença, cada obstáculo, cada conquista como bom brasileiro que é: com humor, fé, generosidade e simpatia. Essas características estão entranhadas no sangue brasileiro e serão percebidas (e muito bem recebidas) por estrangeiros, onde quer que você vá!

Não conheço ninguém que passou por essa experiência e disse ter se arrependido. O importante é se entregar sem preconceito, observar, aprender a respeitar, e até se adaptar e se integrar a uma nova cultura. Comparações são inevitáveis, mas quem disse que não são também saudáveis?

Compare sim, só não exagere, e aproveite as coisas boas de cada lugar, isso faz tudo ficar mais fácil e divertido. Enfim, lembre-se das coisas boas do lugar em que está vivendo e ignore as coisas ruins. Essa técnica não funciona sempre, mas ajuda muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário