terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um pouco da Alemanha

Antes da Segunda Guerra Mundial, o povo alemão estava unido num único Estado: a Alemanha. Ao término da guerra, o país, derrotado, foi ocupado pelos vencedores e divido em dois Estados: a República Federal da Alemanha - Ocidental -, e a República Democrática Alemã - Oriental.

Após mais de 40 anos, em 1990, as duas Alemanhas foram reunificadas, formando uma nova entidade política e social. Engraçado é notar, que mesmo depois de mais de 20 anos da queda do muro de Berlim, a Alemanha ainda apresenta contrastes provenientes da época em que era dividida. Em Berlim, a diferença é bastante evidente! Talvez seja por isso que Berlim, na minha opinião, é tão especial e pitoresca. Traz história, cultura, mistura modernidade com antiguidade, riqueza com simplicidade, beleza com resquícios de guerra.

A parte Ocidental, ainda é bem mais estruturada e desenvolvida que a parte Oriental, e por isso, a Alemanha continua investindo pesadamente nos territórios antes pertencentes à Alemanha Oriental.

Agora, deixando um pouco de lado a história do país, vou falar um pouco da língua alemã. Não bastasse a própria dificuldade da língua em si, cada região na Alemanha tem seu próprio dialeto. Quando alguém da região de Baden-Wüttenberg, por exemplo, conversa com uma pessoa da região de Bayer falando em seu dialeto, pode acontecer de uma pessoa não entender a outra. Estranho, não?

Por isso, quando estudamos alemão, aprendemos o chamado "Hochdeutsch" ("alto alemão"), que seria o alemão oficial entendido por toda a Alemanha. O alemão é escrito utilizando o alfabeto latino. Além das 26 letras padrão, possui três vogais com Umlaut (ä, ö e ü) mais a consoante eszett ("ß"), que para nós, equivale ao "ss". Sempre brinco que alemão não se aprende por prazer, mas por necessidade! Mas como mais de de 100 milhões de pessoas no mundo falam alemão, vale a pena o esforço!

Concluindo, a Alemanha é um país lindo, cheio de natureza, história, cultura. Vale a pena ser vivenciado! Vou sentir muita falta quando me mudar para a Austrália, e guardo com muito carinho todas as experiências aqui vividas!

Ich liebe Deutscland!

Vejam o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário