quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sistema De Saúde

Estou começando a fazer algumas visitas médicas aqui na Alemanha, antes da mudança para a Austrália.

Aqui o sistema médico é ótimo, você pode ir a qualquer médico e fazer os exames sem qualquer custo. O meu plano de saúde é o do governo, ou seja, nem é privado. Somente pagamos imposto para utilizá-lo, que não é pouco, mas vale a pena.

Fui ao ortopedista dar uma olhadinha no meu joelho, que por causa da corrida, tem começado a incomodar um pouco. O mais legal de ir ao médico em um país estrangeiro é que nem sempre você compreende tudo o que o médico fala... Na escola de alemão, você não aprende os termos médicos, então complica a situação!

Enfim, entendi que não tenho nada grave, mas que é algo na rótula (que é instável) e vou voltar lá amanhã para eles tirarem as medidas para a confecção de uma tornozeleira que precisarei utilizar quando estiver me exercitando... Não me pergunte mais, pois foi só o que entendi! rsrsrs Ah, ele também fez um ultrassom do joelho na hora. Enfim, o meu diagnóstico é... não faço a mínima idéia!!!!!!!!

Visitei também a minha ginecologista para os exames anuais, mas ela eu entendo bem, pois vou todo ano (há 5 anos), então acabei aprendendo os termos técnicos com a prática. Ela também fez o papanicolau, ultrassom e tirou sangue. Tudo na hora.

A diferença mais marcante, na minha opinião, é o fato de você ir à consulta e já fazer os exames necessários. Esqueça a ida ao laboratório, isso aqui é raro...Também se o médico receitar algum remédio, você só paga 5 euros, mesmo o remédio custando super caro. Em compensação, sem receita aqui, você só compra aspirina! rsrs

Já na Austrália, vamos ter que ter plano de saúde privado, já que vamos com o visto 457, e ouvi falar que na maioria dos casos, você é reembolsado pelos custos, e na maioria das vezes, você não recebe o valor total (100%) do gasto, então estou aproveitando a mamata por aqui, assim viajo mais tranquila. Mas quando tiver uma experiência concreta na Austrália, postarei aqui, assim posso fazer uma melhor comparação...
Agora, perfeito mesmo seria ser atendida pelo Dr. House!!!!!rs


2 comentários:

  1. Olha só você.... coletar os exames diretamente no consultório médico é uma maravilha e a minha profissão assim iria para o beleléu.. mesmo porque aí não existe!!!! hahahahaha
    Mas deve ser bem engraçado mesmo mesmo ir ao médico e não conseguir falar o que se quer... e nem entender o que eles falam.. bom... mas pensando bem.. será que as pessoas mais simples conseguem realmente entender o diálogo com o médico aqui no Brasil? Será que não seria mais ou menos o que você sentiu por aí??? Eh Fefinha... as barreiras da língua são enormes, mas quando as pessoas não sabem simplificar os diagnósticos também a barreira médico-paciente são enormes e viva o Paty Adams... a humanização na área da saúde é assunto de extrema preocupação em todo o mundo!

    ResponderExcluir
  2. O sistema público da Austrália é ruim, mas é bom. hehehe
    A saúde pública é um dos grandes desafios para o governo este ano. Os hospitais são lotados, você entra em fila de espera, os médicos te atendem com pressa. O imposto que pagamos para a saúde pública é grande e o retorno deixa a desejar um pouco.
    Por outro lado, quando você consegue ser atendida, o negócio é de primeiro mundo! Os exames são de ponta, os médicos querem ter 100% de certeza do diagnóstico.
    Eu estou na fila de espera há seis meses (entre exames iniciais e procedimento final) para um procedimento ambulatorial ginecológico. O jeito é desencanar e saber que os médicos estão fazendo a coisa certa. Mas é complicado.
    Fez bem em procurar os médicos na Alemanha antes de partir.
    A propósito, você se muda para Syndey, né? Eu moro em Sydney e posso te dar dicas sobre médicos brasileiros (bem mais fácil de entender, né?).
    Abraços.

    ResponderExcluir