segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Como ficam as amizades?

Dizem que melhor que fazer novos amigos é manter os antigos. Eu sou da opinião que é tão bom fazer novos amigos, como manter os antigos.

Amigos são e sempre foram essenciais na minha vida. Com as mudanças de país, a gente tem a oportunidade de fazer muitos amigos, mas acaba também se afastando de muitos outros.

Uma coisa que aprendi nesses anos fora do país, é que os verdadeiros amigos ficam, independentemente da distância ou de qualquer circunstância. Antes de morar fora, eu pensava que tinha uns duzentos amigos, e quando voltei ao Brasil, acabei vendo que o número de amigos verdadeiros, cabe na palma da mão. Triste é saber que são poucos o verdadeiros amigos, mas é muito bom saber que eles existem e que vão ficar, haja o que houver, ano após ano...

Já com relação aos amigos que fazemos fora do Brasil, a amizade é quase que instantânea, caso haja afinidade, é claro. Creio que pelo fato de estarmos todos numa situação parecida, longe de família e amigos, a gente meio que transforma os amigos que encontramos no exterior, em parte da nossa família. É uma ligação muito forte e intensa. Então é sempre muito difícil quando alguém vai embora, é como se alguém da nossa família estivesse partindo.

Porém, é uma situação que acontece com uma certa frequência, então a gente acaba meio que aceitando, o que torna o processo todo menos dolorido. Além do que, a gente acaba compreendendo que a amizade não acaba ali, que o mundo dá muitas voltas e que eventualmente a gente vai acabar se reencontrando!

E é claro, que quando quem vai embora é a gente, o sentimento também é de perda, de despedida, deixar os amigos que fizemos para trás, a vida que construímos, é abandonar o conhecido, o seguro, a nossa fortaleza... Mas é também uma chance de seguir adiante, de fazer novos amigos, de começar de novo, de evitar os mesmos erros, de se dar uma segunda chance.

Enfim, com relação às amizades, o processo de mudança é difícil, mas depois de algumas experiências, fico tranquila em saber que os verdadeiros amigos ficam, haja o que houver, ano após ano! E isso aquieta o meu coração!

"Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso. "
(Antoine de Saint-Exupéry)

Um comentário:

  1. Duas almas não se encontram ao acaso... sempre há uma razão.. sempre há uma afinidade, seja ela da situação, seja ela da opinião ou seja ela apenas a empatia e a vontade de conhecer aquele novo ser humano que aparece nas nossas vidas!!! Muito bom ter alguém como você na minha vida, talvez a distância física seja grande, mas a afinidade e sentimento são sempre os mesmos!

    ResponderExcluir