segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"A arte de ser alemão"

Hoje, resolvi falar um pouquinho dos hábitos dos alemães e das características da Alemanha. Enfim, quero falar das coisas que para nós, brasileiros, são interessantes, diferentes ou muitas vezes, esquisitas mesmo! Abaixo uma lista com 10 coisas típicas:

1) Na Alemanha não costumamos ver papel no chão, latas, lixo...nadinha de nada!! Está sempre tudo muito limpinho! Nesse ponto, eles são muito bem educados.

2) Os alemães respeitam muito as bicicletas, por isso as ciclovias são muito comuns nas cidades. Há semáforos SÓ para bicicletas, e até ESTACIONAMENTOS só para elas!! É comum usar bicicleta como meio de locomoção para o trabalho e por isso, as pessoas gostam de usar terno com tênis por aqui!

3) Na Alemanha é tudo mais seguro: podemos passear à noite na rua sem ter medo de ser assaltado, e é tudo sempre muito silencioso... Tão silencioso, que pode acontecer de os vizinhos chamarem a POLÍCIA se tiver alguma festa que esteja fazendo muito barulho. Já presenciei isso algumas vezes...Em festinhas de brasileiros, é claro!!!!!!!!!

4) A pontualidade deveria deixar de ser britânica e passar a ser GERMÂNICA! Se você for convidado para ir na casa de algum alemão e for atrasar mais do que dez minutos, você deve ligar avisando e com uma boa justificativa, senão corre o risco de você nunca mais ser convidado! Os shows, eventos, festas, jantares também começam sempre na hora marcada. As festas, algumas vezes, tem hora para acabar, mesmo se for na casa de alguém, eles simplesmente falam que a festa acabou e todo mundo deve ir embora! Boa tática para evitar os "malas" que insistem em ficar até o amanhecer!

5) Ordem e Organização. Não preciso explicar, está implícito. Mas vou dar um exemplo pessoal: como as pessoas marcam as coisas com bastante antecedência por aqui (festa de aniversário tem que convidar com, no mínimo, um mês de antecedência), todo mundo tem agenda aqui, e não é de telefone nãooo! É de compromissos mesmo, para planejar os dias! Tenho que admitir que me acostumei a responder a convites dizendo: "Vou ver se posso ir, mas primeiro tenho que checar a agenda"... Mala total, não? Ok, ok, eu sei!

6) Alemão gosta de velocidade! Há autobahn para todo os lados, elas são realmente um tapete e a Alemanha não cobra nem um centavo de pedágio para mantê-las assim!

7) TEM que brindar olhando fundo no olho de cada um, senão é falta de educação... No Brasil seria considerado assédio sexual, dependendo da situação!

8) Não poderia deixar de mencionar a "linda" mania que eles tem em assoar o nariz em pleno jantar ou almoço... Assistir a isso pela primeira vez não tem preço, nem estômago...

9) Os alemães TEM que sair pra fora de casa desesperadamente quando tem sol. No primeiro ano aqui eu não entendia isso, mas depois de passar 8 meses no frio, estou "quase" no mesmo nível deles!!

10) Aqui eles separam TODO o lixo.
Significa: garrafas de vidro - para o container de vidro
Garafas de plástico, se nao tem volta, e tudo que seja de plástico - no saco amarelo
Papel e papelão - no balde azul do papel
Metal - vai para o lixo do metal
Pilhas velhas - deve colecionar e entragar em caixinhas que há no supermercado
Roupas velhas - há container para isso
Tudo que é orgãnico - no saco de papel
Tudo que é resto e não encaixa nas outras categorias - no container preto
Ufa, o sitema é fantástico, mas dá um trabalho!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Fe, vc esqueceu de mencionar que os vidros tb se seprarm por cor né... transparente, marrom e verde!

    ResponderExcluir