sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Mudança Em Si

Nesse post, resolvi falar um pouco sobre o processo de mudança quando se vai morar no exterior. Muita gente pensa que é fácil, que é só comprar a passagem, arrumar as malas e tchau. Gostaria muito que fosse tão simples assim, porém, a realidade é outra...

Quando mudamos a primeira vez para o Canadá, fomos como estudantes, então foi bem simples: arrumar mala, comprar passagem, se matricular em uma escola, dar entrada no visto, procurar um lugar para morar lá.

Na segunda vez, quando mudamos para a Alemanha, o meu marido já veio com um emprego e eu vim para estudar. Então fizemos mais ou menos tudo que fizemos quando fomos para o Canadá. Só não precisei me preocupar com o visto, pois meu marido tinha passaporte alemão e como nos casamos logo que chegamos, recebi o visto de residente antes de vencer os três meses que todo brasileiro tem direito como turista.

Agora, com a mudança para a Austrália, a coisa complicou. Primeiro porque nós somos casados (não vivemos mais com nossos pais), segundo porque estamos há quase seis anos aqui, criamos muitas raízes e juntamos muita coisa (inclusive muita tralha). Terceiro, porque estamos sem família por perto para dar uma forcinha (é gente, isso ajudaaaaaaa!).

Resolvemos que vamos fazer a mudança completa para a Austrália, o que significa contratar uma empresa que faz mudança internacional. Optamos em levar os móveis daqui, mas decidimos também por esse caminho, porque acumulamos muitas coisas de valor sentimental, que não caberiam em uma mala só. Pasmem, da Europa para a Austrália, nós só temos direito a levar no avião, uma mala de 20 quilos cada um!

A mudança daqui para a Austrália demora oito semanas para chegar! Por isso optamos em mandar as coisas umas três semanas antes de embarcarmos e ficaremos mais cinco semanas sem nossas coisas na Austrália. Vamos viver acampados dentro de casa por aproximadamente dois meses! Graças a Deus, nós podemos contar com amigos aqui e lá que vão nos ajudar emprestando as coisas básicas e até nos alojando por um tempo. Valeu mesmo de coração, pessoal!

Outra coisa para pensar é que como só teremos quarenta quilos para levar no avião, temos que decidir o que vai na mala. Interessante é que teremos que ter roupas para as duas estações do ano, já que na Alemanha é inverno (rigorosíssimo, por sinal) e na Austrália será verão. Eu, como MULHER genuína que sou, já sofro por antecedência com relação à economia de mala! Aiaiaiaiaiai!

Bom, aí vai um checklist das coisas necessárias para a mudança acontecer (claro que isso vai variar um pouco, de país para país):

- Aviso prévio do contrato de trabalho e do contrato de aluguel (para nós na Alemanha é de três meses!);
- Fazer cancelamento da sua inscrição como morador na prefeitura da sua cidade, cancelar seguros, telefone, Internet, celular, eletricidade, cartão de crédito, conta bancária (se for o caso), associações de que faça parte;
- Resolver o imposto de renda;
- Vender o carro e algo mais que não queira levar;
- Fazer o faxinão em casa, para se livrar das tralhas acumuladas;
- Comprar o vôo e organizar a mudança;
- Fazer exames médicos necessários;
- Mandar traduzir documentos;
- Cancelar o seguro médico e resolver sobre o seguro médico do país de destino;
- Organizar uma festinha de despedida, pois como bons brasileiros que somos, tudo é motivo para festejar! Hehehe!
- Ir no correio avisar da mudança e dar novo endereço.

Gente, se esqueci de algo, me avisem por favor, pois é tanta coisa, que a gente fica meio desorientado!

Agora realmente, mais simples que isso...

4 comentários:

  1. Dennis Humberto Tinelli27 de fevereiro de 2010 às 05:04

    Putz, que trampa em prima! Agora de todas as dicas, a que eu mais gostei foi a festinha... essa realmente não pode faltar! NUNCA!!! rs

    ResponderExcluir
  2. É querido, vc sabe que a gente quase nem gosta de festa...rs

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe, ainda bem que vcs não tem um cachorro...

    André Santana

    ResponderExcluir
  4. Pois é Dedé, nem me fale! Ia ser mais trabalho ainda!!!!!!

    ResponderExcluir