segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval Na Alemanha

Bom, já que hoje é domingo de Carnaval, nada melhor do que falar um pouquinho do Carnaval aqui na Alemanha.

Pois é, podem acreditar, os alemães também festejam o Carnaval, de uma maneira um pouco diferente dos brasileiros, mas com muita alegria e empolgação.

O Carnaval mais famoso da Alemanha acontece na cidade de Colônia (Köln). Há desfiles com carros alegóricos, marchinhas de Carnaval e as pessoas usam fantasias e festejam pelas ruas.

Em Mainz, que fica a 20 quilómetros de onde eu moro, acontece o segundo Carnaval mais famoso do país. Na segunda-feira de Carnaval, acontece também um desfile com carros alegóricos onde crianças, jovens, adultos e idosos se misturam para assistir e pegar os inúmeros brindes e guloseimas que são jogados para o público pelas pessoas que estão nos carros alegóricos.
Vocês devem estar se perguntando se as pessoas realmente se fantasiam para ir às ruas...Sim e como! Quanto mais elaborada a fantasia, melhor. Vale pintar o rosto, colocar peruca, ficar completamente irreconhecível. Elefantes, vacas, galinhas, campos de futebol, jardins, vampiros...E o que mais a sua imaginação permitir.

A grande diferença é que o Carnaval alemão é no inverno, o que faz com que as fantasias tenham que aquecer os foliões.

Essa é uma época bem alegre por aqui. É possível até flagrar os alemães dançando, claro, que não com a ginga brasileira, mas eles tentam. É bem engraçado... E divertido!

Helau é uma palavra alemã que só é usada para saudar as pessoas no Carnaval. Eles ficam gritando: Helau...Helau...Helau! É um barato, não tem como não participar do coro!

Fora os brindes que são distribuídos: balas, chocolates, lencinhos, pipoca, chaveiros, cornetas, canetas e outras coisas esquisitas... Por exemplo, eu já cheguei a pegar pano de limpeza, pães fresquinhos, sacos de lixo, cerveja, enfim, todo ano pego algo inusitado!

Se animou? Então vem pra cá, a diversão é certa e a experiência certamente será diferente de todos os Carnavais que você já passou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário