terça-feira, 2 de novembro de 2010

HELLO ASIA - PARTE 2

Dando continuidade à nossa aventura em Xangai, outro ponto que me surpreendeu foi a culinária local que é deliciosa. Claro que não arrisquei nenhum besouro frito ou algo assim, mas os restaurantes são ótimos e os cardápios mostram as fotos dos pratos (thank god!), o que facilita muito a comunicação. Fora isso, a comida é muito barata, para se ter uma idéia, uma refeição para dois em um bom restaurante, com bebidas e sobremesa, sai por volta de 15-20 dólares!
Os templos budistas são um espetáculo a parte, lindos, com arquitetura bem tradicional e muitas esculturas. Nós ainda contamos com a sorte a nosso favor, pois conseguimos assistir um pedaço da cerimonia dos monges no templo mais tradicional de Xangai, o templo Buda de Jade (construído em 1882). Muito emocionante! Também acendemos incensos no imenso forno e passamos a mão na barriguinha da estátua do Buda, para dar sorte, fartura.
O “Bund” a noite é lindo e como já mencionei no post anterior, nós fizemos um pequeno cruzeiro pelo rio. Quando chegamos dentro do navio, não havia ninguém dentro da sala, escolhemos então uma mesa e nos sentamos. Daqui a pouco a sala começou a encher e notamos que  99% das pessoas eram turistas chineses.
Como a sala lotou, alguns turistas chineses pediram para sentar na nossa mesa, claro que dissemos que sim, e daqui a pouco aqueles que tinham sentado do nosso lado começaram a inclinar a cabeça para o nosso lado e... flash! Click! Aí ele trocaram de lugar com os amigos e mais click, flash! Eu olhava para o maridão com aquela cara de interrogação, rindo de nervoso, sem conseguir me comunicar com eles, pois ninguém falava inglês.
Uns cinco minutos, depois de termos tirado fotos com a mesa inteira, juntou ainda umas 20 pessoas ao redor da nossa mesa, e começaram a fazer um revezamento para tirar fotos. E nisso, o cruzeiro rolando, as paisagens passando e os chineses entretidos conosco. Nos sentimos como macacos no circo! A boca até começou a doer de tanto sorrir!!! Um menininho de uns 5 anos virou meu fã, tiramos uma meia dúzia de fotos juntos e até no meu cabelo ele quis pegar!
Já havíamos ouvido falar de muitos casos assim, mas imaginamos que não iria acontecer conosco. Falei até pro maridão, que se soubéssemos que iríamos virar celebridade no cruzeiro, dava até para fazer um dinheirinho com essas fotos!
Além de  tudo isso que contamos, a nossa viagem foi ainda mais especial pois encontramos alguns amigos da Alemanha por lá e matamos as saudades! E quando temos amigos no lugar que visitamos, a viagem tem tudo para ser agradável, pois acabamos indo nos melhores lugares “locais” e vivenciamos um pouco da sensação do que é realmente morar no lugar.
Se caso eu ficar uns dias sumida é porque a minha mãe está chegando para nos visitar (eehhh!) e o meu tempo vai ficar mais escasso. Mas podem deixar que de vez em quando passarei por aqui, pois não consigo ficar muito tempo longe!

9 comentários:

  1. Oba, mamãe chegando! Que coisa boa!
    Fer, sabe que estava na Nova Zelândia e teve uns dois chineses que tiraram foto de mim? Fiquei pensando que diabos eles pensam. Acho que eles nos acham muito diferente da média. Achei engraçado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estranho virar atracao turistica assim, ne? Acho que somos extremamente exoticos para eles!
    Ebaaaa! Mamae chegando! Nada melhor! Curta cada momento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Cris, nao acredito que aconteceu com vc também, muito engracado isso, né? Eles acham que nós somos muito diferente deles! rsrsrs

    Fla, vou aproveitar mesmo, pois momentos assim sao raros!

    Beijos e saudades meninas!

    ResponderExcluir
  4. Que legal... esse negócio de virar atração turística é super maluco, né? Aconteceu com a gente no Camboja...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Mirella, no Camboja?? Coisa de doido isso, né?! Mas o legal é que ficam as histórias engracadas para contar! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda

    Cheguei aqui pela mensagem do Twitter que a Mirella postou nos Outros 500... Esse negócio de virar atração turistica é um sarro mesmo.. Estavamos visitando o templo de Borobudur em Jogjakarta (onde o vulcão Merapi esta em erupção nos ultimos dias na Indonésia) e quando nos demos conta éramos mais importante que o templo em si... Escolas inteiras vieram pedir para tirar foto com a gente.. rsrsrs
    Eu adorei Xangai também.. Vc chegou a provar o Xiaolongbao? Aqueles dumplings chineses típicos de Xangai?!
    Coincidentemente hj faz dois anos que estávamos visitando a cidade.
    http://mauoscar.com/2008/11/19/xangai/

    ResponderExcluir
  7. Olá Oscar, bem vindo ao blog!
    É muito interessante mesmo virar atracao turística nesses lugares, e mais curioso é o fato de sermos mais importantes que a atracao turística em si! rsrsrs
    Nós provamos os dumplings sim, sao deliciosos! Já estou com saudades!
    Abs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda

    Desculpe a demora.. Estávamos viajando e só voltei hoje..
    Obrigado pela visitinha lá no nosso Blog :D
    Estava olhando que você morou na Alemanha por 6 anos? Que legal!!! Eu morei quase 2.. Eu AMO a Alemanha.. Gostaria de morar lá por mais algum tempo novamente.. Onde vc morava?
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Oscar, pois é, morei quase 6 anos por lá, numa cidade perto de Mainz/Frankfurt chamada Ingelheim, também adorei, a Alemanha é minha segunda casa!
    Onde vc morou?
    Bjs

    ResponderExcluir