sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HELLO ASIA!

A semana passada, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco de Xangai, a  primeira cidade asiática visitada por nós! Antes de embarcar, tinha uma imagem bem diferente do que me aguardaria por lá, mas sempre achei que a viagem seria, no mínimo, interessante.
Xangai não só foi interessante, como foi surpreendente e isso no bom sentido! Alguns até ousam chamá-la de Paris do oriente, eu prefiro dizer que Xangai é a New York da Ásia.
É impressionante notar como o capitalismo chegou e tem chegado até lá, pois para quem só abriu suas portas para o mercado capitalista em 1992, Xangai é super moderna e tradicional ao mesmo tempo.
Caminhar a noite pelo Bund na beira do rio Huangpu, ou fazer um cruzeiro pelo mesmo (nós fizemos os dois) é uma experiência única. Primeiro pela iluminação, que é sem dúvida, espetacular;  segundo, pela oportunidade de observar as pessoas (e são muuuitas).
A Najing é uma rua repleta de lojas, cartazes e neons, e ser abordado por pessoas oferecendo coisas falsificadas é muito comum. Como escutamos falar que o "fake market" (mercado de coisas falsificadas) é algo que deveríamos ver, já que é considerado até cultural, nos demos a oportunidade de vivenciar isso no jardim Yu Yan, um conjunto de templos, pontes, construções do século 16 cercado por um clássico jardim chinês, com lagos de carpas e pedras esculpidas pela água. Ah, lá também tem infinitas lojinhas de souvenirs e coisas típicas.
A moça nos abordou perguntando se gostaríamos de comprar bolsas, relógio, cintos, etc. Falamos que sim, e elas nos guiou até uma viela suspeita e uma portinha de madeira quebrada. Quando olhei dentro, tinha um lance de escadas super inclinadas e bem velhas como se fosse para subir em um sótão. Confesso que nessa hora olhei para o maridão e falei: “eu não subo aí nem que a vaca tussa!” Mas aí, criei coragem, já que dizem que em Xangai não existe assaltos. Confiei e fui!
Chegando lá em cima, era um quarto pequeno, velho, lotado de turistas, com prateleiras infinitas exibindo as bolsas (uma mais linda que a outra), cintos e carteiras. Era uma gritaria, pois tudo tinha que ser negociado. Como eles quase não falam inglês, ele te mostram o preço com a calculadora. Aí se você acha caro, coloca o valor que quer pagar na calculadora, e assim vai... O que deu para perceber é que eles jogam os preços na alturas e no final, você consegue pagar de 10 a 20% do valor inicialmente pedido.
Posso dizer que foi bem interessante essa experiência e eu e o maridão nos divertimos, isso é fato! Tem gente que diz que isso tudo é porcaria e tal, mas  tem muita coisa de qualidade também, a maioria das bolsas era realmente de couro e com um ótimo acabamento. Não vale por ser falsificado, já que não ligo nem nunca liguei para marcas, mas se o produto é bom, bonito e barato, por que não?
Continua... ( e o melhor ainda está por vir).

6 comentários:

  1. Nossa.. adorei seu texto!
    Parabéns pelas experiências que vcs tem vivido, realmente são únicas e serão muitas histórias a contar e relembrar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Akemi, obrigada pelo comentário! Xangai foi realmente muito legal!
    Seu bebezinho é a coisa mais linda, viu?
    Beijao!

    ResponderExcluir
  3. Oi Feeee! Que saudades! Precisamos combinar algo antes de a bb pintar por aqui!
    Quanto a Xangai, adorei o rio, a iluminacao, coisa e tal, mas o paraiso oculto das bolsas falsie me deixou enlouquecida! Faz mal nao que sao falsie, ninguem vai saber mesmo, hehe!
    Quero ver a continuacao!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Fla, vamos marcar mesmo, quero ver o barrigao pelo menos mais uma vez antes da Clarinha pintar na área. Já já sai a continuacao do post ; )
    Beijao!

    ResponderExcluir
  5. Que legal essa sua viagem... vou continuar acompanhando. Amo a Asia e da China só conheço Hong Kong e Macau (que são mais ou menos China, né?!).
    Eu acho que já vim aqui, mas também acabei de chegar na Australia (Brisbane) e vim do Canadá :)
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Mirella, obrigada pela visita!
    Coincidencia vc já ter morado no Canadá, eu também vivi lá por um ano e adorei! Seja bem vinda a Australia, vc vai gostar daqui!
    Bjs!

    ResponderExcluir