sábado, 14 de agosto de 2010

Emprego na Austrália

A Austrália tem a fama de ser um dos países mais fáceis para se arrumar um emprego.

Em partes, esse mito tem um fundo de verdade, pois o país realmente possui um dos índices de desemprego mais baixo do mundo (uma média de 5% da população economicamente ativa).

Porém, com a chegada de muitos imigrantes, e o reflexo da crise financeira mundial, hoje em dia, a coisa anda mais difícil.

Vejam maiores detalhes na matéria que escrevi para o site Austrália Brasileira:

http://www.australiabrasileira.com/2010/08/12/emprego-na-australia/

Eu conheço muitas pessoas que estão bem empregadas por aqui, mas também conheço outras, que embora, bem qualificadas, ainda estão fora do mercado de trabalho.

No meu caso, como a minha área é a jurídica, e cada país tem sua própria lei, o negócio é mais complicado ainda. Além do mais, não bastasse as leis serem diferentes, o sistema legal ou estrutura jurídica daqui também são diversos do do Brasil e da Alemanha que são países com o sistema chamado de “Civil Law”. Aqui na Austrália o sistema jurídico é o “Common Law”.

Só para diferenciar, “Civil Law” é a estrutura jurídica que adota como principal fonte do Direito a lei. Já a “Common Law” é uma estrutura que se baseia mais na jurisprudência do que no texto da lei. Jurisprudência nada mais é do que o conjunto de sentenças, decisões proferidas pelo Poder Judiciário.

Então, como arrumar um emprego direto na minha área está sendo meio complicado, tenho pensado em outras opções, mas vou dar mais um tempo e quando eu resolver, conto aqui para vocês!

Como me disse um amigo querido: “aproveita a oportunidade de morar fora para aprender tudo o que puder e para colecionar amigos. É o que vale na vida.”

Realmente não há razão maior para se viver: aprender e dividir com aqueles que amamos. Aprendizado, desenvolvimento, amor e amizade... É tudo o que posso desejar, o que vier a mais com o pacote, é lucro!

5 comentários:

  1. Que lindo. Adorei! E e a pura verdade. A gente persegue tanto o dinheiro, mas o que a gente leva dessa vida sao outras coisas bem mais importantes. Um beijao, Fe!

    ResponderExcluir
  2. Emprego é importante para a gente pagar as contas, mas a verdade é que há muitas coisas muito mais importantes. Já tivemos uma fase meio chatinha aqui, onde achar emprego era raridade. Atualmente, está mais fácil em algumas áreas. No seu caso é complicado, mas não impossível, aliás nada é impossível! O difícil é conseguir o primeiro emprego, mas uma vez dentro do mercado de trabalho e com referência, as coisas fluem melhor. E como experiência, até trabalho não remunerado vale no CV. Bjokas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas, dindin é necessário para sobreviver, mas nao é tudo na vida... Mas é claro que ter um emprego legal, de preferencia que a gente goste, também é super gratificante! Um dia eu chego lá! E enquanto esse dia nao chega, vou apreciando as outras coisas positivas que a vida aqui nos proporciona! Beijao!

    ResponderExcluir
  4. Ter o que gosta, é muito bom. Mas, melhor ainda, é gostar do que já se tem.
    Por hoje chega.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Maria, nao poderia concordar mais : )

    ResponderExcluir