sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A Austrália Também é Solidária

Essa semana eu tive que ir até o centro da cidade para resolver umas coisinhas.

Como era uma segunda-feira durante o dia, resolvi pegar o ônibus que para aqui em frente de casa e vai até lá, pois estacionamento na cidade durante a semana e em horário comercial, é um assalto à mão armada. Uma hora de estacionamento no centro de Sydney sai pela bagatela de 40 dólares.

Bom, o ônibus chegou pontualmente, e a motorista foi bem simpática. Já fiquei surpresa quando ela esperou eu sentar para aí sim, sair com o ônibus... Fiquei prestando atenção, e ela fez isso com todos os passageiros e em todos os pontos.

Uma passageira entrou e quis pagar a passagem com uma nota de 50 dólares e a motorista disse que não tinha troco. A passageira então foi pedir aos outros passageiros se alguém poderia trocar o dinheiro para ela. Ninguém tinha troco o suficiente para 50, inclusive eu.

A minha maior surpresa veio dessa cena...Sabe o que as pessoas começaram espontâneamente a fazer? Cada uma começou a dar dinheiro para a passageira, até juntar os 5 dólares, para que ela conseguisse pagar a passagem. Assim, do nada, sem ela pedir, a mais pura e simples solidariedade...

E eu tenho certeza de que caso ela não conseguisse pagar a passagem, a motorista ia deixar por isso mesmo, já que ela queria pagar, e quem não tinha troco era a motorista...

Eu fiquei abismada com esse comportamento, pois nunca tinha vivenciado algo assim nem na Alemanha, nem no Canadá e nem no Brasil.

O maridão também me contou que de manhã tem sempre uma mulher com duas crianças pequenas sentadas no carrinho duplo de bebê esperando o ônibus. Ele disse que o motorista para e desce do ônibus para ajudar a mulher a subir com o carrinho... Acho incrível isso!

Conclusão, a Austrália continua me surpreendendo e eu adoro isso! Aliás, viver em constante mudança tem a vantagem de nos proporcionar mais oportunidades para experimentar o novo, o diferente.

Quando a gente já sabe o que esperar, e nada mais nos surpreende, a vida fica meio sem cor, monótona...e eu quero muita cor, quero experimentar cada tom, cada pincel...para pintar a tela da minha vida bem colorida! Nada de branco e preto!

Viva o inédito, não ao tédio!

11 comentários:

  1. Que beleza!!!! Tô querendo mudar prá Austrália...rs

    ResponderExcluir
  2. Aqui e demais mesmo. As pessoas sao maravilhosas.
    Varias vezes ja me ajudaram com os caminhos quando eu ficava parada no meio da rua com o guia na mao.
    Eu mesma ja vi varias vezes alguem pagar passagem para outra pessoa e dificilmente qdo. alguem pede dinheiro recebe um nao.
    O chefe do meu marido, quando a semana e fraca porque chove muito, sempre paga a ele um dia a mais (nao trabalhado), deixa eu ir as viagens (pq. senao fico triste - e o q ele diz).
    Acredito em destino e se estamos aqui e pq. merecemos vislumbrar uma sociedade totalmente diferente.
    Beijoes.

    ResponderExcluir
  3. Fê, é incrível mesmo como as pessoas são "civilizadas". Também ficamos abismados com isso quando chegamos aqui, já que infelizmente no Brasil as coisas são diferentes...
    Uma vez pegamos um ônibus mas não sabíamos onde era o destino, e perguntamos para o motorista antes de pagar a passagem. Ele também não sabia, mas acredita que ele simplesmente abriu o guia para procurar a rua que queríamos? Ficou lá, ônibus parado, lendo o guia até conseguir nos ajudar!
    Surreal!! Tomara que as pessoas se inspirem em histórias como estas para que o mundo melhore!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Como já dizia o poeta, gentileza gera gentileza. Que bom que aqui está cheio destes gestos que aquecem o coração. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acho isso maravilhoso! Adoro ler seus posts Fernanda, são interessantes e inteligentes!
    Tenho muita vontade de morar em outro país e experimentar outra cultura, tb acho que o Brasil e os brasileiros ainda tem muuuto o que aprender e evoluir...
    Beijos
    Samara

    ResponderExcluir
  6. Ola Fernanda,

    Incrivel!!!! Eu moro em Londres ha dez anos e estaremos mudando para Sydney o ano que vem, entao fiquei ate contente lendo esse post, pois aqui cinco libras para consegui troco ja causa o maior problemao no onibus, cara feia e tudo mais...rs
    Momentos como esse realmente faz o dia da gente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mamis, to esperando vc vir me visitar aqui! rs Quem sabe, vc nao empolga e fica?!

    Fla! Que chefe mais bonzinho que o maridao tem! Tomara que todo mundo seja assim por aqui, a vida fica muuuito mais fácil!!

    Tati, que barato essa história do motorista pegar o guia!!! Surreal mesmo!!!!!

    Cris, acredito muito nisso que vc disse. Temos que tratar a pessoas como gostaríamos de ser tratado.

    Samara, bem vinda ao blog!! Se um dia resolver se aventurar por esse mundo e precisar de dicas, estou à disposicao!

    Maria, que legal que mais uma brasileira vem pra cá, tenho certeza de que vc vai adorar aqui! Se precisar de dicas ou qqr coisa, é só escrever,ok?

    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  8. Fico muito feliz de ouvir coisas boas desse país pra onde estamos migrando na próxima semana. Tenho falado com alguns amigos e todos falam coisas maravilhosas daí!!!
    Beijo grande e tudo de bom!
    Francine e Gustavo.
    francinejaeger@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Francine e Gustavo! Boa viagem para vcs e se precisarem de alguma coisa daqui, é só falar!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  10. Acho que uma das coisas que mais me surpreenderam aí na Austrália, mesmo passando tão pouco tempo, foi isso, a educação, a solidariedade das pessoas... a pontualidade dos ônibus... é.. acho que Austrália é um lugar para pessoas que sabem respeitar o outro e você está nesta categoria!

    ResponderExcluir
  11. É Pola, vc tem toda razao... Na Alemanha também tinha todas as acracterísticas que vc citou, mas a solidariedade de lá era bem menor que a daqui...
    Beijokas!

    ResponderExcluir