segunda-feira, 14 de junho de 2010

Inglês Australiano

O inglês é a língua oficial da Austrália, embora a gente ouça muitas expressões locais diferentes e o sotaque australiano variar de região para região.

O inglês daqui se assemelha mais ao britânico, pois a Austrália foi colonizada pelo Reino Unido.

Característico do sotaque australiano é que o australiano suprime o "r"no fim das palavras, que é bem forte e presente no inglês americano. Então por exemplo, a palavra “enter” é pronunciada “ ente”.

O som britânico "ei" é pronunciado como "ai", como em: day, mate e yesterday.

Outros exemplos são:

I KNOW em “Australiano”fica algo como “AIEE NAUMMM”.
RIGHT NOW fica “WEI NELL” .

Na nossa primeira semana aqui, vieram entregar uma geladeira em casa. Os caras chegaram com a geladeira, colocaram no lugar e falaram que eu não poderia ligar por um determinado período de tempo, que eu não conseguia entender. Ele dizia:

"You can’t turn that on for two ééuess." (Você não pode ligar a geladeira por…???)

E eu: "ããããhhh? For two days?" (Por dois dias?)

E ele: "No, for two “ééuess”." (Não, por dois ... ?) e já me olhando meio torto...

Aí eu chutei: "for two hours?" (por duas horas?) pensando na lógica da coisa.

BINGO!!!! Pensei comigo, caramba, aprendemos a falar “auãrs” e o cara me manda “ééuess”, que sotaque mais esquisito!

Para terminar o post, não poderia faltar a tradicional expressão: “No worries mate" (fala-se Máit), que significa mais ou menos: não se preocupe companheiro.

Aliás esse é o lema de Sydney, os caras não se preocupam com nada, é tudo calmo, no stress, lembra até um pouco a Bahia, que eu adoro viu gente!!

Porém vou confessar uma coisa, de vez em quando bem que eu gostaria que eles se preocupassem um pouquinho, só um pouquinho mais com as coisas!

Escutem o diálogo abaixo de uma empregada brasileira com uma australiana no telefone. É por isso que eu adoro o Brasil, eita povo prestativo!

8 comentários:

  1. Huahuahauhaua, muito bom esse video, ri muuito!!!!
    Também senti isso aqui, entender os australianos é bem dificil.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. otimo post!
    mto engraçado o video kkkkkk
    sempre q puder escreva mais falando do sotaque australiano...
    bjoks :***

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, o sotaque deles e meio estranho e os homens ainda tem a mania de falar com a boca aberta e as vezes parecem patos - Que, que, que! O consolo e que depois a gente se acostuma.
    Agora, a unica coisa q nao acostumo e com o sotaque dos indianos nos teleatendimentos. Tenho horror de ter que resolver coisas por telefone.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Oi Vi! Pois é, agora já está bem melhor, mas no comeco...rs
    Di, bem vinda ao blog! Obrigada pelo comentário!
    Fla, ninguém merece o sotaque dos indianos mesmooooo!
    Beijo nas 3!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda..td bem/ Venho acompanhando o Blog faz algum tempo e tenho gostado muito...nunca comentei mas hj nao teve como nao elogiar esse post...kkk...quase morri de rir com esse vídeo mulher...qndo cheguei aqui o máximo que eu sabia falar era water...e eu pensei...bom...com sede pelo menos nao fico...ledo engano...pq eu falava com sotaque americano e se eles nao entendiam...até que um amigo disse p/ falar watáaa...huahua...enfim...continue postando que eu estarei acompanhando...td de bom p ti. bjs Simone.

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone! Bem vinda ao blog! Legal saber que eu nao me divirto sozinha com os posts! O meu ingles também é americanizado, mas aos poucos a gente pega a manha!
    Um beijao e volte sempre!

    ResponderExcluir