segunda-feira, 21 de junho de 2010

Entre o Sim e o Não

A habilidade de saber dizer “não” é um privilégio desejado por muitos, mas conquistado por poucos. E o povo brasileiro é um dos que mais tem dificuldade em dizer “não”. Escutar um “não” de alguém então, é pior ainda.

Eu não sou exceção, ou melhor, não era exceção. Até poucos anos atrás, eu tinha a mesma dificuldade, passava por cima de mim mesma, das coisas que acreditava e desejava, para atender o desejo dos outros, mesmo que isso acabasse me prejudicando.

Por isso que acho que a maior e melhor lição que aprendi vivendo na Alemanha foi a de dizer “não” quando algo fosse ou pudesse me prejudicar.

Os alemães são um povo direto e honesto, se não gostam de algo, dizem logo na cara, e não é por mal, é costume deles dizer a verdade, mesmo que isso possa magoar as pessoas. Antigamente essa era uma característica que eu abominava, hoje é uma qualidade que eu admiro e sou eternamente grata por ter aprendido essa lição nos seis anos que lá vivi.

Hoje eu me respeito muito mais como pessoa, hoje eu me coloco em primeiro lugar. De que adianta eu querer ajudar alguém se isto vai me prejudicar? Como vou poder ajudar os outros se eu não estiver bem comigo mesma?

Então hoje eu cuido de mim, e se eu puder cuidar de você, sem me descuidar, eu vou fazer com todo o prazer do mundo! E vou poder te ajudar de uma maneira muito melhor!

Mas se por um acaso eu tiver que dizer “não”, com jeitinho e educação (meu lado brasileiro), é porque realmente eu não posso colocar você acima de mim. E se você realmente gostar de mim, não vai nem querer me colocar nessa situação.

Quando a gente sabe exatamente o que está fazendo e porque, acaba rejeitando as propostas e pedidos alheios, não por egoísmo, mas por necessidade.

Além do que, o principal segredo do fracasso é tentar agradar a todos. Quem agrada a todos, não agrada ninguém.

Por isso, antes de pedir ou fazer algo, tento sempre me colocar no lugar da outra pessoa. Isso ajuda a entender o que é razoável exigir e o que não é.

E se eu pedir algo, sei e entendo que há duas respostas possíveis: sim e não. Então antes de pedir, tenho que estar ok com as duas possibilidades.

Mas porque esse desabafo afinal?

Porque me pediram algo, que iria mudar um tempo da minha vida e de outra pessoa e ainda provavelmente me traria consequencias negativas futuras. Eu, educadamente e carinhosamente disse “não posso”, explicando a situação e o porque da decisão.

E sabe o que eu escutei esses dias? Que estão dizendo que eu fui brusca na minha resposta e que eu deveria ter inventado uma desculpa melhor!

Engraçado isso, tem brasileiro que prefere ser enganado com qualquer ladainha do que escutar a mais pura verdade.

É desse tipo de atitude que eu não sinto a menor saudade...

"Mais vale um minuto de vida franca e sincera do que cem anos de hipocrisia. " (Angel Ganivet)

16 comentários:

  1. Oie Fê...
    tenho aprendido a dizer nao... e sabe de uma coisa, dizer nao nao mata ninguem!
    Sobre essas coisas de dizer diretamente escutei do meu irmao que eu sou muito grossa hahaha, mas nesse ponto eu acho que eu me "alemanizei" pra caramba hahaha.
    Recebi seu email de parabens sim, mas vou respondê-lo com calma, tantas coisas acontecendo, tanta falta de tempo por causa das provas que comecam hoje... mas eu nao esqueci de voce nao viu ( semana passada quase q morro de saudades).
    Um beijao pra voce minha linda.
    Boa semana
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Fer - excelente! No meu caso, aprendi a dizer não na marra, quero dizer, após muitas cabeçadas e sempre naquelas de pensar sempre demais nos outros e muito pouco em mim. Quando a gente aprende a arte de dizer não automaticamente aceita a receber um não sem problemas. Com certeza já fui chamada de brusca também, mas o que mais ouço é que sou muito "black or white". Sei lá, eu prefiro sinceridade o que me inspira muito mais a respeitar a pessoa. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, mas para falar a verdade eu ainda tenho muita dificuldade em dizer não, ainda estou trabalhando isso em mim, mas isso vem com o tempo e a experiência de vida, ainda tenho muito que aprender e amadurecer.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Apoiada! Admiro sua personalidade! ;)

    ResponderExcluir
  5. Fe, dizer nao e uma arte que a gente aprende no decorrer da vida. Aprendi isso muitas vezes sentindo dor no coracao, mas se eu tivesse dito sim, hoje estaria falida, nao teria vida propria, nao teria casado e nao estaria na Australia. Entao, vejo que o nao aos outros e sim a mim funcionou muito.
    Infelizmente, as pessoas confundem bondade e generosidade com permissividade e e ai que entra o seu espaco no mundo e a delimitacao dos seus limites.
    Esta certa em dizer nao as vezes. Ninguem quer seu melhor bem do que voce mesma, acredite.

    ResponderExcluir
  6. Fizeste bem! E parabéns por saber dizer não. Você não tem obrigação de agradar a todos e sim fazer bem a você mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Meninas, obrigada pelo apoio. Que bom saber que existem pessoas que pensam como eu!!!!!!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  8. Clap!Clap! Clap! Clap!Clap! Preciso ser mais clara?
    Você me conhece, também vou direto ao ponto. No Brasil eu já tinha essa fama de ser direta demais, aqui eu fiquei pior ainda, huhauhauhauhahua. Por que essa preocupacao em agradar a todos, se no fundo sabemos que esta missao é impossível?
    Parabéns! Você poderosa!

    Beijinhos com saudade,

    Pri

    ResponderExcluir
  9. Pri! É verdade, nao dá para agradar a todos o tempo todo. Mas o pior é que nao fui direta nem brusca na minha resposta, muito pelo contrário, acho que fui bem delicada. O problema é que as pessoas que nao sabem receber um nao, gostam de arrumar qqr motivo para falar... rs
    Anyway, adorei sua passadinha por aqui!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo apoio! Quem sabe um dia nos encontramos em Oz! ;)
    Bjoks :***

    ResponderExcluir
  11. Fer,

    Me idêntifiquei muito quando vc escreveu:

    "Engraçado isso, tem brasileiro que prefere ser enganado com qualquer ladainha do que escutar a mais pura verdade."

    Isso é a mais pura verdade, como somos melindrosos e como realmente não estamos dispostos a ouvir a verdade, somente para não ferir o nosso grande ego.
    Gosto muito de dizer: "Me acaricie com a mais dura verdade, mas não me engane com a sua doce mentira."
    Beijos,by the way, sempre dou uma passada por aqui, adoro ler suas experiências.

    Débora

    ResponderExcluir
  12. Oi Débora! Adorei a sua frase sobre a verdade, também sou destas. Prefiro sofrer com a verdade do que viver feliz com a mentira...
    Passe sempre aqui sim! Adoro conhecer novos leitores!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Gostei Fernanda!!Uma licao que ainda estou exercitando, espero aprende-la logo:-)

    ResponderExcluir
  14. Adoro seu Blog ele é D+

    Lilian Giannoni

    ResponderExcluir
  15. OLA FERNANDA,TDO BEM?ADOREI SEU BLOG,VOU VIM SEMPRE AQUI.TDO DE BOM,BJS...

    ResponderExcluir