terça-feira, 13 de abril de 2010

Compras - Everything is Negotiable

Como mencionado no post anterior, nós conseguimos um novo lar e já nos mudamos. Como também acontece frequentemente numa mudança de casa, há sempre o desejo ou até a necessidade de comprar novas coisas para mobiliar e decorar o novo lar. Conosco não foi diferente, embora nosso container com os móveis chegará em algumas semanas, resolvemos comprar algumas coisas para a casa nova.

Quem já morou ou esteve na Europa, especialmente na Alemanha, sabe que o preço anunciado é aquele e acabou. Não há negociação em relação ao preço do produto, se quiser pagar aquilo que está sendo pedido, paga, senão, não paga, mas também não leva!

Porém, aqui na Austrália, a história é outra... Tudo é negociável. E eles estão acostumados a isso, barganhar é normal e saudável. Ainda bem que nos avisaram sobre esse detalhe, pois nós conseguimos economizar quase 20% do valor anunciado pelas coisas que compramos. É claro, que não é tudo que terá 20% de desconto, isso varia muito, mas pelo menos uns 5% dá para conseguir sim! E quanto mais se compra em uma loja, maior é o desconto. Por essa razão, compramos tudo na mesma loja e o desconto foi tão bom...

Com relação à comparação de preços entre países, os preços daqui são mais baixos que os do Brasil, mas mais caros que os da Alemanha. Isso no que diz respeito à eletrônicos e eletrodomésticos. Móveis eu estou achando bem caros aqui. Se alguém tiver alguma dica, fora o Ikea (já dei minha passadinha por lá), deixe um post, please.

A voltagem daqui é 220 e a tomada é diferente tanto do Brasil, quanto da Alemanha, por isso, teremos que comprar adaptadores para as nossas coisas que chegarão da Alemanha. O preço desse adaptadores, eu achei bem salgadinho, entre 12 e 15 dólares australianos cada um. Creio que se tivesse comprado na Alemanha, teria sido mais barato. Acredito que no Brasil também seja bem mais em conta.

De qualquer forma, estamos felizes na nova casa e com as novas coisitchas recentemente adquiridas!

Assim, o gosto de coisa nova continua...

2 comentários:

  1. Fer, eu não sou de barganhar aqui (somente nas lojas de depts Meyer e DJs, às vezes). Das vezes que fizemos, recebemos um nao bem redondo, talvez as coisas estejam mudando.

    Fora a IKEA (fui lá semana passada), tem a Freedom que também é super legalzinha. Tem uma chamada Coco Republic (fica em St Leonards/Crows Nest), mas é difícil de encontrar coisas para apê (móveis muito grandes, mas às vezes encontra).

    É tão bom estar "instalada" né. Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edelize!
    Esse negócio de barganhar funcionou conosco, pelo menos na Bing Lee. Já ouvi outras pessoas falarem que também conseguiram bons descontos... Da próxima vez, faz um teste, que acho que eles estao bem mais abertos a isso.
    Vou olhar essas lojas que vc me indicou sim! Obrigada!
    Vc acredita, que eu também fui ao Ikea duas vezes na semana passada! Quase que a gente se esbarra ein!
    Meus móveis devem chegar no meio de maio, aí quando a casa estiver em ordem, vou marcar um jantarzinho para a gente se conhecer pessoalmente!
    Beijao!

    ResponderExcluir