terça-feira, 30 de março de 2010

Alugar Um Imóvel Na Austrália

Uma das primeiras coisas que qualquer pessoa precisa quando vai morar em outro país, é um lar, uma casa, um cantinho seu...

Pois foi justamente pensando nisso, que saímos no fim de semana passado para visitar vários imóveis, na esperança de encontrar nosso futuro lar.

Já havíamos escolhido os bairros em que gostaríamos de morar e fizemos uma lista dos lugares interessantes para visitar. Aqui em Sydney, é comum os imóveis ofertados serem abertos em um dia, geralmente aos sábados, por um período de 15 minutos (pasmem, é só 15 minutos mesmo!), e aí aparece um monte de gente ao mesmo tempo para inspecionar o imóvel. Às vezes pode rolar até cotovelada, já que as vezes, há mais de 40 pessoas olhando as casas ao mesmo tempo!

Aí, caso haja interesse por algum imóvel, a pessoa tem que pedir um formulário, que eles chamam de application, e juntar vários documentos exigidos, como: extrato bancário, contrato de trabalho, passaporte, visto, certidão de nascimento, carteira de motorista, carta de recomendação, enfim, um verdadeiro dossiê!!

Depois de recebidos todos os applications, a imobiliária juntamente com o proprietário escolhe a pessoa que terá o “privilégio” de alugar o local. Fora tudo isso, ainda pode ter uma espécie de leilão sigiloso, ou seja, se a pessoa gostou muito do imóvel, ela oferece pagar mais do que está sendo pedido. Por exemplo, se o valor do aluguel seria de 500 dólares por semana, a pessoa interessada pode oferecer pagar 550 dólares ou mais.

Resumindo a história, visitamos 12 imóveis, gostamos somente de um, pois acreditem, há muita casa caindo aos pedaços por aqui. Assim que saímos do imóvel que gostamos, fomos juntar toda a papelada exigida, o que levou mais ou menos umas três horas. Quando ligamos para dizer que iríamos levar o application, fomos informados de que o imóvel já havia sido alugado. Isso porque era sábado a tarde, e o prazo para entrega dos formulários se estenderia até a segunda-feira de manhã. No mínimo, alguém ofereceu um valor bem atrativo para que eles alugassem o lugar tão rápido.

Concluindo, já deu para perceber que é preciso um pouco de perspicácia na busca por um lar em Sydney. A oferta não é muita e a concorrência é grande.

Saiam da frente que eu quero passar! Ops, quer dizer, saiam da frente que eu quero alugar!!!

To be continued...

6 comentários:

  1. muito legal mesmo,tda a experiencia que vcs tem vivido, fico aqui ligadinha nas novidades. Puxa vcs tinham q pssar pelo GOODBY Deutschland :) Beijoss e mto mto sucesso pra vcs ai:)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí maninha rs ... E ja vamo agilisando o pranchão, pq quero vê vcs surfando kkkk !!

    Bjinhusss e saudades !!!

    A. Tinelli

    ResponderExcluir
  3. Oi! Agora que fui ver que vocês já estão em Sydney! Assim que vocês puderem, vamos marcar algo!
    Quanto ao aluguel, imagino que alguém já deve ter falado. Quando vocês forem às inspections, já vão com todos os documentos e apliquem na hora. É o que o povo faz aqui, ainda mais dependendo do bairro que vocês querem morar.
    Boa sorte, achar casa para morar é só uma questão de tempo. Logo estarão no novo lar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexsandra, eu assistia sempre ao Goodby Deutschland! Até que nao seria uma má, né?! rs

    Maninho, vem para cá que vc vai adorarrrrrrr!

    Oi Cris! Obrigada pelas dicas, agora estamos mais espertos, já vou levar tudo pronto! Vamos combinar algo sim, assim a gente se conhece pessoalmente! Abs.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, então não mudou muita coisa. Quando a gente veio era assim também. A quantidade de coisa feia que a gente viu, lugares que não davam para morar e o povo disputando o pedaço. Acredita que no nosso caso uns amigos nos aconselharam a usar o mesmo nome no formulário e nos vestirmos como se estivéssemos indo para uma entrevista de emprego? Coincidência ou não, quando adotei o sobrenome do marido nos formulários, conseguimos um apê, mas foi sofrível. Tô aqui torcendo para vocês encontrarem algo logo. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Edelize, obrigada pela forca! Estamos indo arrumadinhos às inspecoes, espero que isso ajude!
    Beijao!

    ResponderExcluir