quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Saga de Marmelada. E Nada é em Vão...

Depois do meu email enviado ao consulado ontem, resolvi dar o prazo de um dia para que eles me respondessem, para só então decidir se enviaria a minha denúncia ao Ministério Público Federal.

Não tinha a menor idéia se meu email iria ser lido ou encaminhado e se qualquer providência seria tomada aqui ou no Brasil, mas caso fosse ignorada pelo Consulado, iria sim buscar outras opções.

Que fique claro que eu não prestaria mais nenhum concurso no Consulado daqui, nem que houvesse anulação do concurso e fosse realizado um novo, nem se o salário triplicasse, pois eu não conseguiria trabalhar fazendo algo que não acredito. A minha luta aqui é por justiça e ética , pois nisso sim eu vou sempre acreditar.

Pois bem que hoje me deparei com tal resposta:

“Prezada Senhora,

Agradeço a transmissão da mensagem da qual o Consulado Geral tomou a devida nota.

Esclarece-se, a propósito, que o Cronograma de Processo Seletivo / 2010 foi atualizado.

Atenciosamente,

Consulado Geral do Brasil em Sydney”

Fui imediatamente ler o “novo” edital e realmente eles deram uma melhorada, dando muito mais detalhes e esclarecendo alguns pontos que antes estavam obscuros, como por exemplo: o tipo de regime de trabalho, descrição do cargo, detalhes sobre as provas e entrevista, aprovação para todos os candidatos com nota maior do que 50, o que farão em caso de empate, etc.

Mas o mais importante na minha opinião (todos que preenchessem os requisitos deveriam ser chamados para fazer a prova e a publicação da lista dos convocados), não pode ser modificado, pois as provas já aconteceram. A única opção seria conseguir anular o concurso por irregularidade.

Até estudei o caso, e vi que o Supremo Tribunal Federal se posiciona no sentido de que é possível a alteração de edital para concurso, antes que este tenha sido concluído. Ou seja, nada muito favorável. Eles poderiam ficar nessa de alterar o edital forever.

Bom, ainda não sei se vou dar continuidade ao caso ou não, mas a maior lição que podemos tirar de tudo isso é a de que mesmo que estejamos sozinhos, nós podemos fazer a diferença! Às vezes, a diferença é pequena, mas já é alguma coisa...

Eu não consegui tudo o que seria justo, mas consegui alguma coisa, então garanto que da próxima vez, eles vão pensar bem quando elaborarem um novo edital e a possível maracutaia não vai ficar tão evidente. Ideal seria que a maracutaia fosse inexistente. Enfim, sonho meu e de todo o povo brasileiro...

Sei que não venci por completo, eu não preciso vencer todos os dias, mas tenho, sim, forças para lutar sempre.

Anyway, tomara que demore para eu ter que renovar o passaporte, pois agora não devo estar sendo muito amada lá no Consulado  :  )

“Não há quem aprenda alguma coisa simplesmente por tê-la ouvido, e quem não se esforça sozinho em certas coisas acaba por conhecê-las apenas de modo superficial e pela metade.” J. P. Eckermann

6 comentários:

  1. Fernanda, aqui no Brasil você pode comprar gabarito para concursos públicos e exames como o da Ordem dos Advogados..... este é o pais do jeitinho ..... não se lembrar.... ainda bem que não entrou nesse trabalho.... mereces coisas infinitamente melhor...

    um abraço
    Chico de Brasília

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco! Obrigada pelo seu comentário! Vc tem razao, o Brasil ainda é muito corrupto e tendo dinheiro ou padrinho, vc consegue quase tudo... Muito triste mesmo...
    Espero que isso, um dia, mude!
    Abracos,

    ResponderExcluir
  3. Pois é Fe, a atualização do cronograma, só mostra que o mesmo foi editado com falhas, o que mostra falta de aptidão e levanta suspeitas...Se a contratação de funcionários fosse feita com competência,clareza e dentro dos trâmites legais/administrativos, falhas como essa não aconteceriam, já que funcionários seriam a aptos ao cargo...
    Congratulations
    Bj

    ResponderExcluir
  4. É mamis, com certeza! Infelizmente as coisas nao funcionam como deveriam funcionar...
    Depois, por causa dessas e outras, cria-se o estereótipo de que serviço público é ruim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Fê! Gostei muito da atitude que você tomou! Foi um banho de água fria no consulado. No fundo eles pensam que nunca ninguém vai reagir, por isso agem dessa forma, só na maracutaia. Mas nao contavam com sua astúcia, minha cara Fê ;)!
    O Brasil precisa perder este papel de "país da impunidade e do jeitinho". Eu abomino o "jeitinho brasileiro"! Mas quem sabe um dia as coisas nao melhoram por lá.

    Beijinhos com saudade,
    Pri

    P.S.: adorei o vídeo. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  6. Pri amiga, saudades de vc!
    Pois é, esse jeitinho brasileiro às vezes irrita mesmo!!!
    Happy new year pra vcs!
    Beijokas 1000!

    ResponderExcluir