segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CRISE DOS 30???


Hoje li o seguinte artigo no provedor da Uol: “Crise do não fiz nada ainda na vida pode começar aos 30” (http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultnot/2010/12/05/crise-do-nao-fiz-nada-ainda-na-vida-pode-comecar-aos-30.jhtm).

Li e não pude deixar de me identificar um pouco.

Não que a minha crise tenha começado exatamente aos 30 e não que ache que não fiz nada na vida... Minha suposta crise começou aos 31 e um título mais adequado para o meu caso seria: “Crise do ainda não fiz tudo o que eu queria ter feito na vida com esta idade”.

Sabe quando você se imagina com 30 anos, bem casada, com filhos, com saúde, feliz, realizada, bem sucedida profissionalmente, financeiramente, falando sete línguas, linda, viajada, com tudo duro e no lugar, com casa própria, carrão, animais de estimação, com tempo pra você, para o mundo e dando conta de tudo e mais um pouco?

Eu sei, utopia pura!

Acho que um dia já quis tudo isso, hoje acho que aprecio o que eu tenho e é claro que desejo muitas coisas ainda, mas não desejo tudo. E isso aprendi só depois dos 30.

Falando em almejar, esse assunto não deixa de ser um ótimo incentivo para minhas resoluções de ano novo.

É, eu sei, 99% das coisas que você diz que vai fazer no ano novo, acabam indo por água abaixo, mas eu gosto de ter minha listinha mesmo assim. Pois se pelo menos eu conseguir realizar uma coisinha que seja, já vai ser melhor do que realizar nada.

Além do que, sou movida a metas, preciso delas para continuar andando. Confesso que esse ano deixei o barco rolar, vivendo um dia de cada vez e só serviu para eu perceber que eu não funciono assim.

Sei também que as vezes temos que desistir da vida que planejamos, para encontrar a vida que nos espera.

Mudar de plano? Sim. Não ter planos? Não mais.

Então como repetir os mesmos erros não entra nem nunca entrou na minha listinha de ano novo, 2011 vai ser um ano diferente, cheio de planos e metas e porque não, alguns sonhos bem malucos?!

Afinal de contas, nunca se sabe...

6 comentários:

  1. Nossa, Fe! Tenho essa mesma crise e ela comecou qdo. percebi que ia fazer 30. Tenho certeza q foi por causa dela que vim parar na Australia. Um dos meus planos de vida era morar fora do Brasil.
    Adoro citar Fernando Pessoa nessa hora: "Tudo vale a pena se a alma nao e pequena. Quem quer passar alem do Bojador, tem que passar alem da dor" (Mensagem).
    A dor no caso e a crise.
    O negocio e estabelecer metas sim, mas se deixar levar pela vida tambem, porque nem tudo e previsivel e planejavel. Tenho certeza de que qdo. estivermos mais velhas vamos querer ter feito tudo de novo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tive crise com relação a idade, porém há certos períodos da vida da gente em que a gente se 'deixa levar' e daí uma crisesinha básica acontece. Eu notei que passei por fases onde minhas metas eram mais para o lado material (tipo, o carro, a casa, etc...), mas ao alcançá-las não me traziam felicidade duradoura. Acho que agora estou numa fase mais zen, onde minhas metas são para coisas que me acrescentem experiência e me tragam um sorriso. Mas, uma coisa posso dizer, metas zen são muito mais trabalhosas, porém muito mais gratificantes. Uma coisa que o texto comenta é "Não se julgue tanto", pois é, esta sou eu, oh coisinha complicada deixar isto de lado.

    No final, acho super importante traçar objetivos. Não precisa ser uma "to do list", mas algo que te mantenha um foco e em foco! E a vida que te espera esta esperando por você. Se jogue de corpo e alma! Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Isso ai Fe, é importante sim ter metas e objetivos na vida pq isso nos motiva, apesar de que muitas vezes a vida nos surpreende, mas muitas vezes com surpresas boas!!!!
    Te dou a maior força, mas fica tranquila q vc esta indo caminho certo.
    Que 2011 seja um ano mais tranquilo e repleto de realizações!!!! Te desejo tudo de melhor!!! Você merece!!! beijaoooooo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada minhas amigas lindas, sempre me entendendo, dividindo suas experiencias e deixando sua contrinuicao! Isso faz toda a diferenca, podem ter certeza ; )
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Eu também acho super importante ter planos para o futuro, mas confesso que por muitas vezes me peguei frustada por não alcançar alguns dos objetivos que tinha traçado. Acho que nessa hora a gente tem que tentar ver o que aprendeu no processo e não somente o resultado final.

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Pois é Lu, eu procuro tentar ver o que aprendi mesmo, como vc disse, pois nem sempre conseguimos aquilo que desejamos! Bjs!

    ResponderExcluir