domingo, 26 de setembro de 2010

DÚVIDAS SOBRE A DECISÃO DE MORAR NO EXTERIOR

Todo mundo que vai morar fora costuma passar por uma fase que eu gosto de chamar de fase dos „ses“.  

Fase essa que considero bem chatinha já que não nos acrescenta muito em termos de desenvolvimento pessoal, mas que por outro lado, nos faz entender que não podemos controlar tudo em nossa vida.
Há coisas que não dependem da gente e nós temos que estar ok com isso. Essa fase também costuma chegar depois de alguns meses fora, após aquele período em que tudo é novidade.
Mas afinal, em que consiste essa fase?
Essa é a fase da indagação: e se eu tivesse ficado no Brasil? E se eu tivesse procurado outro emprego? E se eu tivesse escolhido outro lugar/cidade/país para morar? E se eu não for feliz aqui? E se eu me arrepender? E se eu não aguentar de saudade? E se... e se... etc, etc, etc...
Apesar de saber que fase dos “ses” é meio que infrutífera e só faz a nossa ansiedade aumentar, vou confessar que sou meio fã desses questionamentos... Acho que isso vem um pouco do meu signo (peixes), pois eu adoro imaginar como seria tal situação se eu tivesse agido de tal forma e que consequências isso traria para minha vida. Ou seja, fantasio muito, adoro, e confesso que,  as vezes, é difícil voltar para o mundo real!
Sabe aquele frase do Raul “prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”? Pois  é, sou meio assim!
Porém, apesar de gostar de dar uma viajada,  me dou sempre um limite, tento não me entregar em exagero e me forço a voltar a pensar racionalmente, pois a verdade felizmente ou infelizmente, nesse caso,  é uma só. Quando tomamos uma decisão e agimos de acordo com ela, traçamos nosso caminho e seguimos em frente. Nós nunca teremos a certeza de que acertamos ou erramos. É como um tiro no escuro mesmo. Então de que adianta ficar remoendo?
O que é construtivo nisso tudo é saber se estamos satisfeitos ou não com a situação. Se sim, ótimo, seguimos em frente. Se não, sempre há tempo para mudar o caminho, desviar, contornar ou até retornar.
Essa é a beleza da vida. Nós não podemos controlar tudo, mas nós podemos fazer escolhas, modificar nosso caminho  e sobretudo, nós podemos mudar de opinião!
 “Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.” Alexandre Herculano

5 comentários:

  1. Fernanda, estou nessa fase dos "ses"! Apesar de eu não ser mais tão nova para estes questionamentos. Mas não descarto a oportunidade assim de cara. Costumo dizer que não tenho raízes num só lugar (sou geminiana) aí acontece um grande amor e tudo muda. Amor esse para a vida toda (foi minha escolha). Está valendo à pena.
    Mas parece que ele agora concorda comigo: ficarmos sempre juntos em qualquer lugar!
    E acho que será na Austrália!
    Seria um grande final feliz!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. eu já nem me lembro se passei por esta fase, talvez... no meu caso, uma vez que decido por algo é aquilo e pronto e não me indago em outras possibilidades, sigo em frente. Agora, muitas vezes no processo decisório, me vejo inerte quando as opções são muita, não consigo nem pensar nos ""ses" Bjocas e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Turquezza, nao há idade para se ter esse tipo de questionamento, o importante é se perguntar sempre se estamos felizes com a situacao, e isso é muito saudável! Boa sorte nos planos de vcs! Estou torcendo para seus sonhos se realizarem logo!

    Ede, que bom que vc é assim, nao olha muito para trás, o que te faz uma pessoa bem decidida! Eu nao consigo evitar, mas acabo, na maioria das vezes, achando que o caminho que escolhi foi o mais acertado. Ainda bem, né? rs

    ResponderExcluir
  4. Esses "ses" nao só acontece, quando voce vai para algum lugar. Se voce escolher em ficar no que voce já conhece e tem medo de mudar, voce nao terá a oportunidade de saber qual os "ses" que realmente seriam bom para voce. Mudanca, é apredizado. Felicidade está em voce,ou voce reage e vai ser feliz ou voce estagna e vive infeliz.Lugares novos, namorados novos, amizades novas, isto é crescimento. Saudades todos temos, é humano. E quando temos a oportunidade, de dar realmente o valor de tudo que tínhamos, e que nao sabíamos a intencidade. É mais válido ainda. E isto, é em relacao a tudo. Até daquele pastel de rodoviária que muita gente torce o nariz; até eu torcia. Agora, se estou em uma, é a primeira coisa que procuro. Enquanto, muita gente diz que sou maluca em comer certas coisas, eu me delicio.
    Bem garotas, poderia ficar escrevendo aqui o dia inteiro. Sao quase 22 anos de Alemanha e 30 de Brasil. Vivo e vivi muito bem nos dois, sempre tem o lado positivo de tudo. Depende só do modo de se ver as coisas.

    ResponderExcluir
  5. É Maria, a fase dos "ses" acontece em muitas fases da vida e em muitas outras circunstancias. Mas quando mudamos de país, essa fase é quase sempre inevitável, e é como vc mesma disse, o importante é querer ser feliz! E é assim que eu penso e sempre pensei, por isso nao fico reclamando o tempo todo e aproveito todas as oportunidades que a vida me dá com muita alegria. Mas há muitas pessoas, vc sabe, que nao enxergam dessa maneira. Entao esse post foi com esse intuito, mostrar para as pessoas que é normal ter dúvidas e é saudável também e que tudo depende da escolha que fazemos, e essa escolha nao precisa ser perpétua ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir