terça-feira, 21 de setembro de 2010

BRAZILIAN DAY

Há 10 anos acontece o Ritmo Brazilian Day em Sydney. Esse ano o evento aconteceu no dia 19 de setembro no Tumbalong Park, em Darling Harbour.

Foi ótimo ver a comunidade e cultura brasileiras reunidas num lindo parque, com muita alegria, simpatia e receptividade, características típicas de nós, brasileiros.

Deu para matar a saudade da culinária brasileira também. A festa estava repleta de delícias da nossa terra: pastel, feijoada, bobó de camarão, brigadeiro, manjar branco, bolo de cenoura, salgadinhos em geral, churrasco, churros, pão de queijo, guaraná, etc.

A festa também contou com bandas tocando música brasileira, teve show de samba e apresentação de capoeira.

Eu fiquei impressionada com a quantidade de brasileiros em Sydney. Todo mundo sempre comenta que a Austrália é um dos destinos preferidos dos brasileiros, mas vendo ao vivo, realmente é incrível!

Tinha também muito australiano curtindo a festa, a culinária e a música. Deu para ver que eles são literalmente fãs da cultura brasileira.

Enfim, em eventos assim, a gente aproveita para usufruir da oportunidade de sentir um pouco da nossa cultura e para não esquecer de onde viemos. Porém, apesar de ser um momento festivo e alegre, também escutamos alguns brasileiros desprezando muitos aspectos da nossa cultura.

Embora a gente não seja obrigado a gostar de tudo que é caracterizado como cultura brasileira, é importante respeitar toda a forma de manifestação desta, já que a cultura é um movimento coletivo e interesses individuais não deveriam prevalecer.

Me lembro bem de uma frase de Confúcio que escutei no curso de Direito: "A cultura está acima da diferença da condição social."

Concordo e assino embaixo.

4 comentários:

  1. Acho muito bom a interação dos povos, essa mistura mundial de pessoas e culturas.
    Aproveite de tudo AU e BR!

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho isso importamte, Turquezza. E nossa cultura é muito bonita, acho que os estrangeiros a apreciam mais do que nós, brasileiros... Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Tava bom, ne? O melhor e que a cada ano conhecemos mais pessoas. Chegamos so eu e o Andre e depois de alguns minutos encontramos muita, muita gente conhecida (so nao achei vcs. por la, snif). Os churros estavam muito gostosos! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Tava ótimo Fla! Da próxima vez vamos combinar de se encontrar! Bjao!

    ResponderExcluir